Homepage Dermatologia Veterinária-RJ

Dermatologista para Cães e Gatos

A dermatologia veterinária busca estudar, diagnosticar e tratar as doenças da pele, das unhas e dos pelos  em cães e gatos. A manifestação dos mais variados sintomas relacionados a pele e anexos causa sofrimento ao animal, diminuindo dessa forma sua qualidade de vida. Por isso, ao observar coceiras intensas, lambidas intermitentes no corpo e nas patas, dores de ouvido, secreções e descamações na pele de seu bicho de estimação, procure um Veterinário Dermatologista no Rio de Janeiro para diagnosticar, solicitar exames e verificar qual tipo de doença está causando tais sintomas.

Parasitas em cães e gatos

Carrapatos, sarnas e bernes são parasitas muito comuns em cães e gatos. E na maior parte dos casos, são os principais responsáveis pelas doenças de pele.

A característica comum entre elas é o desenvolvimento da anemia que pode danificar o fígado, os rins e o baço. As doenças são provocadas por espécies variadas de carrapatos. Há mais de 800 espécies no mundo, que também podem contagiar de formas diferenciadas. Se não tratadas a tempo, podem levar caninos e felinos à morte.

Sarna em cães e gatos

A sarna ou Escabiose é uma doença de pele causada pelo pequeno ácaro Sarcoptes Scabiei, que entra nas mais profundas camadas da pele causando coceira frequente nos cães. Já nos gatos, a sarna é causada pelo ácaro Notroedis cati. Os sintomas são praticamente os mesmos que nos cães, mas a as lesões aparecem principalmente na cabeça e nas orelhas.

A sarna nos cães pode ser dividida em demodécica e sarcóptica. Ambas inflamam muito a pele do animal, fazendo-o perder pelos e se coçar muito. No entanto, a demodécica ou “sarna negra”é causada por outro agente e só é transmitida da mãe para o filhote, além de não ter cura, apenas controle.

Já a sarna sarcóptica é transmitida no contato direto com outros cães e gatos doentes ou por meio de cobertores, roupas e outros materiais contaminados. Para o tratamento são indicados xampus específicos e sprays, além de medicamentos que ajudam a controlar a dor e coceiras nos pets. Importante também lavar e passar as roupas contaminadas, além de esterilizar os objetos utilizados pelos animais.

Pulgas em cães e gatos

As pulguinhas adoram calor e umidade. São nos pelos de nossos pets que elas encontram aconchego para se reproduzir, principalmente nos meses mais quentes do ano. Quando cães e gatos estão infestados por pulgas, podem desenvolver várias patologias, como:

Dermatite alérgica à picada de pulgas:

Causa queda de pelos, feridas, descamação e mau cheiro, podendo evoluir para uma infecção na pele (piodermite). Dependendo da gravidade, o tratamento pode ser feito com antialérgicos, antibióticos ou cicatrizantes;

verminoses:

A pulga pode transmitir vermes, como o Dipylidium caninum,  causando diarreia com muco e sangue e até ataques convulsivos;

Anemia:

A pulga se alimenta de sangue, podendo causar anemia nos bichos;

Estresse:

A infestação de pulgas pode deixar os animais estressados, irritados e até mesmo mais agressivos devido à coceira;Transmissão de vírus: Estudiosos acreditam que as pulgas possam transmitir vírus de um animal para outro, proliferando assim outras doenças.

Entre em contato conosco agora e agende sua consulta com o dermatologista veterinário. Basta clicar no texto abaixo para ligar em seu smartphone ou veja nosso número no rodapé de nosso site.

👉 Ligar e Agendar

Veja a rota e trânsito ao vivo

📍 Ver rota e transito agora

Observação: caso seu pet precise passar por um dermatologista veterinário, por favor, traga seu pet para uma consulta com o clínico geral, só ele está apto para o encaminhamento com o dermatologista veterinário.

Se o seu veterinário solicitou uma consulta com um dermatologista veterinário, entre em contato com nossa equipe, e ofereça a ele um tratamento de qualidade!